Curiosidades de cabaças

O USO DA CABAÇA PEREGRINO (Lagenaria siceraria)

 

Pilgrim Pumpkin tem sido utilizada ao longo dos séculos acompanhando o homem. . As aplicações desta planta foram e são extremamente variados, de modo que a pesquisa no campo da etnobotânica, é necessário e excitante. Há também muitas contradições sobre vários assuntos a ele relacionados sendo sua  a sua origem geográfica primitiva uma destas.

Lagenaria siceraria (Molina), S., (Pilgrim Pumpkin) é uma espécie tropical, pertencente à família das cucurbitáceas, cultivadas, sobretudo, para usar os seus frutos, duro, tais como recipiente e enfeite, tanto no Velho Mundo e do Novo Continente. Suas aplicações variam também em: médico local, comida, musical instrumento que, nos ritos cerimoniais, etc …, em muitas regiões quentes. É uma das plantas mais cultivadas pelo homem primitivo (Heywood, 1993) e parece improvável no momento ser tratada como uma planta selvagem (Herbert, 1968).

O nome mais comum são: Pilgrim abóbora, abóbora, porongo, cuia, abóbora ou cabaça de água  fazendo alusão aos usos mais comum do que foi feito no passado.

 

CARACTERÍSTICAS  MORFOLÓGICAS

O tamanho que pode atingir estes frutos é de 10 a 60 cm. (Fernández de la Pradilla, 1981). (Fernandez de la Pradilla, 1981) . É precisamente em cucurbitáceas, onde encontramos o maior no reino vegetal. Esses frutos são chamados LEGUMES grande (Youngken, 1951) (Berry formado a partir de um ovário inferior com a pele grossa).

Não se sabe se o tamanho ou a forma é causada por uma diferença genética nas sementes, ou as diferentes variedades são o resultado de influências ambientais sobre a exposição, por exemplo, sombra ou sol. O  formato do fruto é altamente variável.Apresenta uma gamas de cores de frutas de tipos diferentes desde o  verde até variedade amarelo . Ele tem dentro de si uma carne verde-esbranquiçada, entremeadas com fibras e sementes marrons acinzentados.

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Verificou-se que são ricos em Cucurbitacinas, frutas contêm vitaminas: niacina e riboblavina, e as sementes são saponóxidos. La planta entera contiene, amigdalina, capaz de liberar el ácido cianhídrico, en ciertas condiciones (Fernández de la Pradila, 1981). A planta inteira contém amygdalin, capazes de liberar ácido cianídrico, em determinadas condições (Fernandez de la Pradila, 1981).

 

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

É essencialmente tropical e subtropical, como o resto da família Cucurbitaceae, a qual pertence. Aparece nas zonas temperadas mais, e há pouca representação em climas com temperaturas mais frias (Wendy, 1994).

De acordo com Herbert, (1968), em túmulos egípcios foram encontrados exemplares de namoro 3500-3300 a. de C.,em enterros peruanos datadas de aproximadamente 3000 aC de C.C e cavernas do México cerca de 7000 aC de C. C.

Segundo ele, os experimentos conduzidos por Whitaker & Carter, que consiste em cabaças colocadas na água do mar, mostram que estas frutas podem flutuar por períodos de até dois anos, sem as sementes contidas dentro delas perdem a capacidade de germinar. . Assim, as cabaças teriam tempo suficiente para ser conduzida através do Oceano Atlântico. Outros documentos indicam que a passagem das sementes foi realizada pelo Oceano Pacífico, antes do contato europeu (Heiser & Nee, 1990). Esta possibilidade de distribuição natural coloque a acabaça na mesma posição como o bicho-papão: pode haver, naturalmente, distribuídos e até mesmo ser usado por homens em ambos os lados do Oceano Atlântico.

 

USOS

Os usos que têm vindo a fazer abóbora, ao longo do tempo, são variados e interessantes em outras regiões quentes, onde é de fácil cultivo.

Preparação para o recipiente

Os frutos são secos e abertos, e extrai a polpa e as sementes raspando. Em seguida, pegue dois métodos utilizados para curá-lo.

Limpeza: Depois de terem secado, a superfície externa da cabaça precisará ser removido antes da pintura ou artesanato. A maneira mais fácil de fazer isso é para encher uma banheira ou pia com água quente e cinza use uma esponja de aço para esfregar e remover a pele solta da cabaça. Você pode então querer usar uma lixa fina para alisar até a superfície da cabaça. Todos os orifícios de insetos ou manchas podem ser preenchidas com enchimento de madeira e, em seguida, pinta-se com uma tinta compatível para esconder o defeito. Suas cabaças estão agora prontos para artesanato.

Flor feminina de cabaça

Anúncios

4 Comentários

  1. Estela said,

    31/08/2010 às 6:06 AM

    Gostaria de saber se vcs fornecem sementes de cabaça – preço, forma d epagamento e envio.
    Moro em Agudos _ SP.

  2. vania l de brites said,

    26/11/2010 às 11:48 AM

    olá sou artesã e preciso desta matéria prima para meu trabalho. Gostaria de saber se vendem e despacham para mato grosso do sul. Obrigada

  3. Neide Duarte said,

    04/12/2010 às 9:48 AM

    Muito interessante o artigo, agregando conhecimentos à minha atual tentativa de cultivo de cabaças.

  4. 16/10/2014 às 10:39 AM

    Vocês vendem cabaça redonda, já seca? quais os diâmetros disponíveis? podem responder via meu e-mail itanaamada2010@hotmail.com
    Obrigada


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: