CABAÇA, CULTIVO A ARTE

  IMG_0896  WWW.SEMENTESONLINE.COM

INTRODUÇÃO

A cabaça,  também conhecido como porongo  é o recipiente mais comumente usado como cuia, tendo como vantagens a fácil obtenção e o baixo custo. A “cuia” nada mais é do que um porongo seco, ou seja, o fruto do porongueiro (Lagenaria vulgaris, família das cucurbitáceas) amadurecido e limpo de sementes.A cabaça,  também conhecido como porongo  é o recipiente mais comumente usado como cuia,tendo como vantagens a fácil obtenção e o baixo custo. A “cuia” nada mais é do que um porongo seco, ou seja, o fruto do porongueiro (Lagenaria vulgaris, família das cucurbitáceas) amadurecido e limpo de sementes.

 A cabaça é uma planta trepadeira anual de caule herbáceo. As flores são, em geral, amarelas ou brancas. Os frutos, de várias cores e feitios, atingem em média 40 centímetros de diâmetro. É uma baga bem desenvolvida com parede externa precocemente endurecida e parte interna carnosa,preenchida pela placenta.

É uma cultura tolerante à falta de água, principalmente no período após a emissão das ramas até oinício da frutificação. Deve-se evitar solos ácidos e mal drenados. Conforme Bisognin ([19--]) a cabaça absorve grandes quantidades de potássio, concentrando-se a absorção dos 10 aos 60 dias após a emergência. O nitrogênio é absorvido em quantidades similares ao potássio devido ao grande desenvolvimento da parte aérea. O fósforo, o cálcio e o magnésio são absorvidos em menores quantidades desde o início do desenvolvimento das plantas. Conforme este autor, nos solos arenosos deficientes em fósforo e potássio, bons resultados são obtidos com adubação de NPK 5-20-20, na quantidade de 150 kg/ha misturados com 50 kg/ha de calcário Filler. Em áreas com pouca matéria orgânica, usa-se 50 kg/ha de uréia. O plantio da cabaça é realizado nos meses de Agosto até Outubro. O espaçamento entre fileiras pode ser de 1,5 a 2,0 m, deixando-se duas plantas por metro linear ou por cova, separadas por 1,0m, resultando numa densidade de 10.000 a 13.300 plantas/ha. Normalmente utilizam-se três sementes por cova. O uso de maiores densidades de plantas/ha favorece a rápida cobertura do solo, reduz ainfestação de plantas daninhas e resulta na produção de frutos de menor tamanho, o que é desejado pela indústria de cuias.

No início dos crescimentos das plântulas, principalmente em semeaduras tardias, pode ocorrer o aparecimento de vaquinha (uma praga), que ataca os cotilédones afetando significativamente o desenvolvimento e podendo levar à morte de plantas. As plantas são atacadas também por percevejos no final do ciclo da cultura. O percevejo suga a seiva das ramas podendo causar a morte das plantas, interrompendo o crescimento dos frutos, impedindo seu uso para a3 fabricação de cuias. O controle de pragas deve ser muito criterioso, pois se trata de uma planta cujas flores são polinizadas exclusivamente por insetos. As doenças que ocorrem na cabaça são o oídio, o míldio e a antracnose. Pode-se usar calda bordalesa para o controle. A calda bordalesa é um tradicional fungicida agrícola, resultado da mistura simples de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água.

      germinação                                      
 

cultivo cabaça

cultivo cabaça

 

As sementes, se guardadas em local fresco, possuem uma durabilidade de até um ano.

sementes

COLHEITA

A colheita é realizada após o secamento natural da planta, 130 – 150 dias após a semeadura.

Normalmente a primeira colheita se faz no mês de Janeiro. Os frutos são colhidos e amontoados à sombra para que a secagem ocorra de forma lenta. A produtividade média das cabaça de casca fina pode chegar a 12.000 frutos/ha e os de casco grosso a 6.000 frutos/ha. Se o fruto for colhido verde, murcha. A dica para saber se ele já está maduro é bater com força na casca, utilizando uma faca, depois que a cabaça ficar amarelada. Se a faca não se prender ao fruto, a cabaça já pode ser colhida. Outra maneira é deixar a cabaça secar na lavoura, até o cabo ressecar e a cabaça adquirir sua cor tradicional.  Começa aí, o processo de beneficiamento da cabaça para transformá-lo em cuia.

 

DSC00833

Exemplares 2009

colheita

colheita

DSC02987

EXEMPLARES DE CABAÇA

DSC02839

Espantalhos de cabaça e palha de milho.

P1000100trilh

Bonecas em cabaça e papel machê.

VENDA DE SEMENTES DE CABAÇAS

100 Comentários

  1. 10/08/2009 at 10:54 PM

    Muito Interessante !
    Eu ganhei 2 pequenas cabaças, dos guaranis, 1 está fechada ainda com as sementes dentro, há 1 ano e meio aprox, será que ainda germinam.
    É um tipo menor e alongado, como um pepino, própria para fazer chocalho/maraca.
    Parabéns pelo vosso trabalho. no site tabutins sementes, há varios tipos de cabaça já viu? Até.

    • sitioearte said,

      28/08/2009 at 1:33 AM

      Olá Marcelo
      Pela minha experiência no plantio de cabaça elas devem germinar sim e se tiveres interesse em trocar umas sementes comigo eu aceito.
      Grande abraço
      Cristina

      • jansheep said,

        24/05/2011 at 7:33 AM

        Ola sitioearte quero sementes de cabaças de diferentes formatos e tamanhos. Como faço para adquiri-las. Tenho email: alquimiavirtual@gmail.com
        Meu nome é Janete e moro em Carneirinho – MG.
        Obrigada!
        Seu trabalho é lindissimo, parabéns. Sou fascinada por cabaças.

      • sitioearte said,

        24/05/2011 at 11:47 AM

        Aguarde amiga
        Assim que a loja ficar pronta você poderá escolher os modelos.
        Obrigada pela visita

  2. 27/08/2009 at 9:53 AM

    Bom Dia,
    Gostaria de saber se vocês vendem cabaças para São Paulo, e qual a qualidade das que vocês plantam.
    Desde já agradeço a atenção.
    Mércia Maria

    • sitioearte said,

      28/08/2009 at 1:54 AM

      Olá Mércia
      Obrigada pela visita.
      As cabaças que eu cultivo são de excelente qualidade já que são matéria prima para meu artesanato. Eu ainda não envie cabaça para fora do Rio Grande do Sul mas podemos conversar.
      Qual formato você gostaria??
      Grande abraço e volte sempre.
      Cristina

  3. Maria Rosário said,

    11/09/2009 at 9:26 AM

    Gostaria de saber se voce vende cabaças para fora do seu estado.
    Em sendo afirmativa sua resposta, qual tamanho e preço voce vende?
    Desde já agradeço a atenção.

    • sitioearte said,

      12/09/2009 at 2:02 AM

      Olá Ana Maria
      Eu não envio para fora do estado pois as cabaças na maioria são para produção própria.
      Grande abraço
      Cristina

      • silvia lopes said,

        14/04/2010 at 9:08 AM

        Ola gostaria de fazer o pedido de uma pois me falaram que a agua è muito boa para sinuzite,como poço fazer?

  4. Antonio said,

    28/09/2009 at 11:12 AM

    Parabens muito boa a materia, e eu gostaria de receber semente só que sou de Varzea Grande MT

  5. diogo said,

    07/10/2009 at 5:42 AM

    quero comprar cabaça!!!

  6. MARIA FATIMA DE PAULA said,

    17/10/2009 at 4:49 AM

    gostaria de comprar algumas cabaças. Estou no interior de SP.

    Grata

    Fátima

    • sitioearte said,

      17/10/2009 at 8:41 AM

      Cara Maria de Fátima
      As cabaças cultivadas no sítio são para produção do nosso artesanato. Nós não comercializamos cabaças.
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre.
      Cristina

    • Carlos Jose said,

      31/01/2014 at 11:48 PM

      preciso de cabaças urjente de varios tamanhos e formas para faser artezanato entre em comtato com migo obrigado (31) 8844-8247

  7. Luciene said,

    25/10/2009 at 2:49 AM

    Parabens pelo sítio e pelo artesanato.Pelo que vi são lindos.
    Como voces não vendem ,terias algum fornecedor para me indicar.
    Sou de São Lourenço do Sul. Antecipadamente te agradeço.
    Luciene

  8. MARIA FATIMA DE PAULA said,

    29/10/2009 at 7:50 PM

    gostaria de de comprar cabaças, trabalho com artesanato e gostaria de saber o preço e como faço para adquiri.

    adorei a plantação.muito lindo

    obrigadu

  9. Baluaê said,

    12/11/2009 at 1:55 AM

    Muito bom saber destas informações…Sou professor de CAPOEIRA e como vçs devem saber,temos a presença da cabaça no nosso principal instrumento e quanto mais saber-mos,melhor!

  10. gilda said,

    14/11/2009 at 10:52 PM

    adorei a plantação,mas não é justo mostrar e dizer q não comercializam as cabaças,onde fica o sítio?estou descobrindoesta arte agora e me encantei…me responda po favor,pois moro em pelotas e não tenho espaço p plantar,até comprei 100 sementes de 4 variedades,de goias,pela internet,mas não tenho espaço p plantar,é muito dificil conseguir por aqui.se alguemtiver p vender entre contato,gcunha17@hotmail.com

  11. gilda said,

    14/11/2009 at 10:54 PM

    adorei a plantação,mas não é justo mostrar e dizer q não comercializam as cabaças,onde fica o sítio?estou descobrindoesta arte agora e me encantei…me responda po favor,pois moro em pelotas e não tenho espaço p plantar,até comprei 100 sementes de 4 variedades,de goias,é muito dificil conseguir por aqui.se alguem tiver p vender entre contato,gcunha17@hotmail.com

  12. katia said,

    05/01/2010 at 2:50 AM

    Olá todos os amigos sou zootecnista e me mudei recentimento para a fazenda uns 6 meses já, e andando pelo pasto notei vários pés de cabaças , colhi algumas , tem de médias e pequenas de pontas finas e arredondadas e algumas bem grandes , sou de goías e já vi muito artesanato em cabaças desde bonecas até lustres e amei , não tenho vocação pra artesanatos mas pra plantar e comercializar sim quero plantar uma área bem grande quero auxílio de comercialização se alguem quizer sementes pagando o correiro eu envio com todo prazer.bjao a todos e feliz 2010

    • Rodrigo Alvarez said,

      27/02/2010 at 11:56 PM

      Adoraria que vc me enviasse algumas sementes de cabaça, seria possivel??? Pagaria por elas e pela postagem….obrigado e um abraço grande

      • sitioearte said,

        01/03/2010 at 3:42 AM

        Rodrigo
        Nós não costumamos enviar sementes pois não dispomos de muito tempo para esse trabalho mas se for poucas envie-me um envelope selado e subscritado para facilitar meu trabalho e consigo algumas para você. (R$ 2,00 seria suficiente)vou enviar o endereço para seu e-mail.
        Obrigada pela visita
        Cristina

      • rosilane lourenço de oliviera said,

        16/04/2010 at 12:33 AM

        adorei saber sobre plantio de cabaças,gostaria de saber onde encontrar sementes,sou de belo horizonte mg,e se prescisa de um terrano grande para cultiva-lo.parabens e que deus abençoe sua boa vontade de passar esperiencias aos outros bjs..

  13. samira nascimento said,

    29/01/2010 at 1:40 AM

    Ola,plantei meu primeiro “cabaçal”,e fiquei até emocionada qdo vi o primeiro fruto.Foi atraves do seu site que me interessei ao cultivo de cabaças,nao sei o que farei qdo eu colher todas,mas valeu a experiencia.

  14. 09/02/2010 at 11:31 PM

    Olá, trabalho com cabaças, pintura em cabaça a 7 anos, sempre tive a curiosidade de conhecer melhor o plantio…compro cabacas de varios estados do Brasil, e cada vez mais me surpreendo com a diversidade e sua beleza.

    • sitioearte said,

      10/02/2010 at 1:42 AM

      Olá Carmen
      Muito interessante seu trabalho.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Eu também gosto delas pela variedade de formas e tamanho.
      Forte abraço.
      Cristina

  15. samira nascimento said,

    17/02/2010 at 8:05 PM

    Ola,talvez voce possa me ajudar,estou muito contente com o meu primeiro plantio de cabaças,mas estou com 1 problema,os frutos grandes estao sendo atacados por uma especie de larva,estao morrendo,e eu nao entendo muito,ou nada, de plantaçao,o que voce acha que eu poderia fazer? pois nao sabia o que fazer com as cabaças, e prometi doar todas para uma creche,para as crianças fazerem artesanato….agora estou sem saber como fazer para acabar com as pragas,voce pode me dar algum conselho??? ficarei muito agradecida.

  16. Cristiane said,

    24/02/2010 at 4:59 AM

    Ola, moro em Varzea Grande, MT, aqui pouco se fala e quase nada de cabaça se encontra, aonde posso encontrar semente para o plantio? sera que vende nessas casas de agriculor?
    o clima aqui é mto quente, sera que ela se adapta bem?
    tentarei plantar em um sitio proximo a capital,

  17. Rodrigo Alvarez said,

    28/02/2010 at 11:11 PM

    Bom dia, vcs venderiam sementes de cabaça para plantio, tenho uma area de 50 mts e gostaria muito de cultiva-las….obrigado Rodrigo

  18. jane said,

    01/03/2010 at 3:27 AM

    Ola

    Plantei porongo aqui no rio grande do sul e nasceu flores amarelas pequenas, e logo o fruto. Gostaria de saber se tem uma qualidade de porongo que as flores são amarelas. As sementes são de um porongo pequeno com cor clara. Eles são bem verdes os frutos com um formato de chuchu.

    Obrigado

    • sitioearte said,

      01/03/2010 at 3:36 AM

      Olá minha amiga
      Eu não saberia te responder neste momento mas vou pesquisar com meus amigos e assim que souber te informo.
      Os que planto tem sempre flores brancas mas quem sabe é o caxi um tipo de cucurbitácea comestível.
      Obrigada pela confiança. Fiquei curiosa, não tem com enviar para meu e-mail uma foto desta planta?
      Fica mais fácil a identificação.(crisquim@gmail.com)
      Até breve.
      Cristina

  19. Angela Figueiredo said,

    06/03/2010 at 10:16 PM

    Gostaria de saber qual produto utilizam para controlar pragas. Plantei alguns pés e, uns insetos tipo joaninhas de cor verde e pretas estão comendo as folhas e os frutos novos. Por consequência, a rama está amarelando. Comem os frutos quando escapam, pois estão comendo as flores.

  20. Andréia said,

    19/03/2010 at 12:22 PM

    olá….tenho cabaças verdes, posso apanhá-las, nasceram no terreno ao lado da minha casa e a molecada corta antes que sequem….preciso de ajuda, por favor….obrigada….meu msn é dreia.rocha@hotmail.com….Abraços

  21. Neila said,

    05/04/2010 at 5:06 AM

    Moro no interior de Caçapava e gostaria muito de iniciar uma plantação de porongo principalmente o gigante seria possivel me fornecerem algumas sementes? Aguardo resposta desde já grata pea atenção. Neila

  22. graciela said,

    19/04/2010 at 10:11 PM

    Olá gostaria de sementes de cabaça e não sei onde conseguir,se alguém poder ajudar,informações para gracielavillero@hotmail.com
    Obrigada.

  23. rosana said,

    25/04/2010 at 10:02 PM

    trabalho com artesanato em cabaça e aqui em floripa é dificil encontrar e quando se encontra é muito caro.se puderes me vender algumas me passe os valores e eu darei um jeito pra ir busca-las.obrigada

  24. Leila Cássia said,

    29/04/2010 at 12:54 PM

    Olá…interessante o conhecimento que tive desta planta, que na qual ouvi falar pela minha mãe, e eu gostaria de saber se o bagaço da cabaça é venenoso?

    obrigada pela atenção.

  25. Rafael said,

    16/06/2010 at 11:18 PM

    Bom dia!!!
    Parabens, exelente trabalho o seu.
    Eu estava pesquisando sobre plantação de porongo e encontrei esse artigo.
    Muito bom mesmo. estou intereçado em iniciar uma plantaçao para ver se me daria algum lucro.
    Gostaria que voce me informe onde posso conseguir mais informaçoes seguras sobre o plantio e cuidados a ser tomado.
    E tambem gostaria de compras algumas sementes para plantar, uma variedade propria para porongos.
    Muito obrigado e parabens.
    Espero resposta.
    Otimo dia.

  26. marlene said,

    19/06/2010 at 1:37 AM

    oi gostaria de trocar umas sementes com vc
    tenho a bem pequena e a q parece dinosauro
    e tb a grande de pescoço
    gostaria de ter sementes da media de pescoço comprido
    qualquer coisa me fala ok

  27. 24/06/2010 at 2:34 AM

    Boa tarde gostaria de saber como eu faço para adquirir sementes de varios modelos de cabaças.
    Obrigado.

  28. VERONICA said,

    06/07/2010 at 6:03 AM

    boa tarde,
    gostaria de saber se vc vendem sementes de cabaças, e se tem aquelas pequenas, pois meu pai e chinês tem90 anos, e esta procurando as sementes e não acha, sabia que a cabaça também se come?
    meu pai adora!!! tenho semente de feijao chines e de vagem de metro. posso trocar com vc!!! fico no aguardo. obrigada

  29. jauna said,

    24/07/2010 at 3:47 AM

    OLA ESTOU COMEÇANDO A TRABALHAR COM AS CABAÇAS E GOSTARIA DE SABER SE VC VENDE ELAS ,E QUANTO CUATARIA PRA ME MANDAR,VISTO Q MORO EM CACHOEIRINHA R/S. AGUARDO SUA RESPOSTA E SE TEM QUANTIDADE MINIMA PRA ENVIU.BJS

  30. Daniel said,

    26/07/2010 at 5:02 AM

    Gostaria de saber se seria possível o envio de uma cabaça gigante para o interior de SP, estou pracisando de uma arredondada e não consigo encontrar, por favor entre em contato ou indique um contato. Muito GRtato

  31. maria alice de lima sampaio. said,

    29/07/2010 at 11:05 AM

    boa noite .

    preciso de sua informação eu apanhei as cabaças verdes será que elas não
    vai apodrecer o que devo faser apanhei antes de madurar .desde ja eu te agradeço.maria alice.

  32. Vânia said,

    07/08/2010 at 9:36 AM

    Vou plantar pela primeira vez algumas cabaças, gostaria de saber se quando elas estão pequenas devo eleva-las do solo para que não fiquem com imperfeições e se posso colhe-las quando atingir o tamanho que eu quero ou se só podem ser colhidas quando estiverem no ponto certo. Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso.

    • sitioearte said,

      10/08/2010 at 9:31 AM

      Olá Vânio
      Obrigada pela visita.
      O plantio de cabaça não é muito exigente como você viu mas só poderá colher na época certa ou seja quando o baraço secar.
      Para evitar imperfeições seria ideal plantá-la como as videiras ou em cercas para que os frutos não toquem o chão.
      Também deves cuidar o ataque de um besourinho verde que uma verdadeira praguinha.
      Abração
      Cristina

  33. cintia said,

    25/08/2010 at 7:09 AM

    Olá, moro em sao jose do rio preto – sp , e estou a procura de umas 35cabaças pequenas, gostaria de saber se voce vende e qto custa com o frete …Obrigada

  34. MARY ZAGHI said,

    13/09/2010 at 4:41 AM

    OLÁ BOA TARDE ;;…
    MEU NOME E MARY TENHO UM SITIO PROXIMO A CUIABA MT E GOSTARIA DE PLANTAR CABÇAS , VC PODERIA ME INFORMAR QUAL TIPO DE SEMENTES SÃO AS MELHORES?
    ME MANDE RESPOSTA NO MEU EMAIL SE FOR POSSIVEL…
    ADOROOOOOOOOOO ARTESANATO COM CABAÇAS ,QUERO PLANTAR TBM PARA REVENDA ..POIS TENHO MUITO ESPAÇO !!!!
    BJS ATE +++++

  35. 29/09/2010 at 6:21 PM

    Ola. Gostaria imensamente de saber qual o espaçamento que planto as cabaças grandes e para as pequenas e ainda qual o prazo maximo pra utilizar as sementes que estao nas cabaças sem abrir. Muito obrigada

  36. Antonio said,

    08/10/2010 at 8:52 PM

    Prezados(as) Li visitei esta pagina e gostei muito tanto que me fez lembrar uma época em que eu plantei CAXI em nosso sitio aki e minha esposa adorava infelismente perdi as sementes e como aqui em SP é muito difícil achar alguém que as plante pediria encarecidamente a vocês que me vendesem algumas semntes. é possível?

    obrigado e fiquem na paz

  37. Paiva said,

    01/11/2010 at 5:02 AM

    Gostaria de entrar em contado, para obeter informação a respeito das cabaças
    Por gentileza gostaria de obter o telefone.

    Paiva

  38. valeria said,

    14/11/2010 at 11:22 PM

    Adorei sua plantaçao de cabaças, por isso estou precisando de ajuda de uma pessoa que entenda melhor do assunto. Plantei cabaça no meu quintal ela cresceu saudavel com folhas grandes e muito bonitas, porem, as primeiras flores nascem secam e morrem logo sem dar frutos. Gostaria de saber o que esta acontecendo, pois nao entendo e acho que estou fazendo alguma coisa errada.
    Desde ja agradeço esperando por uma resposta.

    • sitioearte said,

      15/11/2010 at 10:52 AM

      Olá amiga
      Obrigada pela visita. É normal as primeira flores não produzirem frutos. (em torno das 10 primeiras flores que desabrocham) pois são flores masculinas.
      Um outro problema pode ser falta de polinizadores e neste caso teria que fazer a polinização manual..
      Abraços
      Cristina

  39. fernando said,

    18/11/2010 at 10:46 PM

    gostaria de saber qual a melhor tecnica de cortar e furar uma cabaça.

  40. 19/11/2010 at 5:20 PM

    Moro na cidade de João Pessoa PB, tenho mudas de Cabaça Gigante para vender.

  41. Rogério said,

    27/11/2010 at 3:04 AM

    Boa tarde,

    Existem semente específicas para o plantio de cabaças de casca grossa? As de casca fina serem para conservar líquidos, com segurança?

    • Antonio Batista de Oliveira Filho said,

      05/12/2010 at 5:57 AM

      Maria Alice, eu sou plantador de cabaças e gostaria de saber se vc vende também somente as sementes. Meu email é abofilho@hotmail.com. Muito obrigado.

  42. Carpinteiro Capoeira said,

    07/12/2010 at 3:19 AM

    Olá Cristina, gostaria de tirar uma duvida…eu tenho uma cabaceira no meu quintal, mas as cabaças quando chegam a cerca de 3 cm todas secam.

    O QUE EU FAÇO?

  43. Raul said,

    18/12/2010 at 10:36 AM

    Gostaria adquirir cabaças 55cmx55cm é possivel me passar valores?

  44. Sergio Nascimento said,

    22/12/2010 at 4:49 AM

    Procuro por sementes de cabaça, peço por gentileza
    que me arrumem algumas para plantio em meu quintal.
    aguardo informações. obrigado!

  45. alan trevisan said,

    23/12/2010 at 8:27 PM

    quero saber si voceis tem sementes de cabaca gigante …ouvi dise que existe cabacas de ate 50 litros…si voceis tem sementes ou pode me dar imformacoes de quem tenha fafor entrar em contato …

  46. 19/06/2011 at 4:01 AM

    Olá…
    Vc tem cabaças de que tamanho??
    Estou procurando cabaças grandes e/ou gigantes para a produção de instrumento.
    Me enviaria sementes delas??
    Sou do interior de SP.

    Agradeço desde já.

  47. 06/02/2012 at 1:48 AM

    Olá,
    me interessei muito pelas cabaças. Faço artesanato
    posso fazer uma visita ao sitio?
    como posso encontrar seu endereço?
    parabens pelo sitio!

    • sitioearte said,

      06/02/2012 at 6:04 AM

      Olá
      Nós não cultivamos a cabaça em escala comercial. O cultivo é só para produção do nosso artesanato.
      Obrigada pela visita
      Cris

  48. 10/02/2012 at 11:23 AM

    Olá gostaria de saber se vc teria algumas peças de tamanhos e formas diferentes para me vender. Se sim, gostaria que me enviasse por email fotos descrevendo os tamanhos e preços de cada uma.
    Estou precisando com uma certa urgencia….

    Obrigada pela matéria….pq esclareceu mtas dúvidas! =D Eu não sabia mt coisa a respeito, agora já tenho uma idéia melhor.

    Patricia -> ph_moreno@yahoo.com.br

  49. 01/05/2012 at 1:22 AM

    ola gostaria de saber se vende a cabaça e por quanto sai cada acho que depende do tamanho sou artesã e faço algun trabalho com a cabaça obrigado

  50. 01/06/2012 at 7:07 AM

    Preciso de cabaça pequena como posso comprar, para fazer artesanato meu email é: eliane.sb2008@hotmail.com
    sou de Campinas, aguardo resposta
    Grata

    • sitioearte said,

      12/06/2012 at 8:48 AM

      Olá amiga
      Pode sim. As cabaças são da mesma família das morangas, abóboras.
      Plante e se divirta com as formas delas.
      Abração

  51. 08/06/2012 at 11:16 AM

    Boa noite, Gostaria de obter sementes de cabaça (grande) por favor me mande preço e como faço pra adquirir.
    Nadija (Salvador Bahia).nadijanunesl@hotmail.com ou nadja273@hotmail.com

  52. Ester Silva said,

    12/06/2012 at 4:32 AM

    oi eu sou brasileira mas moro na italia gostaria de saber se e pocivel plantar a cabaça aqui pois nosso verao dura poucos meses e o iverno e muito frio o calor começa em maio e termina em metade de setembro eu adoro as cabaças gostaria de poder cutivalas aqui pois ninguem aqui as conhece por favor me resposte por email marina19@live.it ou facebook ester silva …… um abraço .

  53. 23/08/2012 at 3:27 AM

    tenho sementes de caxi…e sementes da cabaça grande de fazer cuia de chimarao….troco por outras sementes ou pra vender… jumartins21@hotmail.com

    • sitioearte said,

      03/09/2012 at 8:51 AM

      Olá
      Nós temos um mix de sementes por R$15,00. São 30 sementes de varios formatos.Vaor do frete é de R$6,00.

      Att

      • stefangrilo said,

        13/03/2013 at 1:59 AM

        Boa tarde !!!
        Tenho interesse no seu kit de sementes, está disponível?
        aguardo,
        Stefan

      • sitioearte said,

        01/04/2013 at 8:11 AM

        As sementes novas ainda não foram colhidas.
        Att

  54. 07/09/2012 at 11:21 PM

    Comprei em Cuiabá três tipos de cabaças. Comprei uma bem pequena e gostaria de plantar numa floreira que tenho na lateral de minha casa. Cheguei a plantar e nasceu, deu até flor. Mas elas caíram todas ai arranquei da terra. Como faço para planta-las

  55. 17/11/2012 at 11:58 PM

    olá,gostaria de saber se vcs tem cabaça para vender,pois onde eu moro não se consegue cabaça,eu trabalho com artesanato e presciso muito desse material,por favor me de resposta.meu email é silprescendo@hotmail.com

  56. 20/12/2012 at 9:32 AM

    Ola cristina parabens sao lindas as cabaças estou tentando plantar em sao paulo preciso de sementes de boa qualidade se puder me vender algumas me fale obrigado

  57. 12/02/2013 at 2:02 AM

    gostaria de duas ou três sementes vou plantar no apartamento mesmo em cochos na janela, onde posso conseguir, no caso pagaria o transporte se possível for, obrigado

  58. 26/02/2013 at 6:06 AM

    gostaria de comprar cabaças para berimbau como faço??? meu email lucianogomesdealmeida@hotmail.com alguem pode me ajudar

    • sitioearte said,

      27/02/2013 at 12:01 AM

      Olá
      Obrigada pela visita. Nós não produzimos as cabaças em escala para venda apenas para nosso uso.
      Att

  59. Grilo Borges said,

    19/03/2013 at 3:53 AM

    ola! aqui diz que o mês bom é janeiro para a colheita, mas ja é março e ainda ta bem verde,outra, é comum plantar uma espécie pequena e ela ficar enorme? eu plantei porongo espécie galleta,e esta do tamanho de um melão.

    • sitioearte said,

      01/04/2013 at 8:10 AM

      Sim é normal pq a semente deve ter surgido de um cruzamento. É muito comum por isso devemos fazer o plantio de uma espécie de cada vez.

  60. 31/03/2013 at 12:07 AM

    Olá,
    Preciso da sua ajuda,tenho um pé de cabaça e as formigas não estão dando trégua para ele.Já joguei de tudo para acabar com elas mas nada surtiu efeito até agora.O tal do sulfato de cobre não encontro ,ai você teria uma outra opção para eu acabar de vez com estas formigas?

    • sitioearte said,

      01/04/2013 at 8:08 AM

      Olá
      Obrigada pela visita. Para formigas cortadeiras eu uso a isca ou o malation liquido. Mas nunca as formigas atacaram os pes da cabaça. O sulfato é fungicida.

  61. 04/04/2013 at 5:59 AM

    Olá, Estou com algumas cabaças pequeninas, mas verdes. Elas já foram colhidas e 5 mofaram. gostaria de saber se é possível secar elas em casa. Obrigada

  62. 08/04/2013 at 11:17 AM

    olá !
    adorei seu saite,ganhei algumas sementes.plantei e elas estaõ lindas,agora quero saber o q fazer pra elas secarem e quando devo colher. obrigado

  63. 12/04/2013 at 2:29 AM

    Vc envia as cabaças para SP e qual o valor?

  64. 29/04/2013 at 10:35 AM

    Estou à procura de cabaças, Desenvolvo peças de ceramica a opartir destas formas. Preciso de algumas grandes, e tb. pequenas. Vccs comercializam?

  65. Giz de Cera said,

    30/04/2013 at 6:14 AM

    Quero comprar cabaças, vcs vendem? entregam p/ sjcampos cep 12215-210?
    Grata
    Luciana

    • sitioearte said,

      12/06/2013 at 10:08 AM

      Olá
      Não vendemos pois produzimos em pequena quantidade.
      Abraço

  66. 07/05/2013 at 4:32 AM

    oi!!! Moro no litoral do paraná e consegui um porongo com algumas sementes,não observei a época de plantio,portanto plantei em março,já está dando flor…agora estou rezando para que segure as flores.que tu achas ?? quais cuidados devo tomar ,e se não conseguir agora quero insistir no plantio …tu me conseguiria sementes ????…. abraços!!!!

  67. 27/05/2013 at 8:26 AM

    olá amigo! tenho sementes das cabaças mais finas, conheço como cabaça do norte. sou de florianópolis, tem época pro plantil? e estava pensando em fazer parreiras pra plantar, ja que tenho pouco espaço pra deixar na terra. oque vc acha? abraço

  68. 07/06/2013 at 5:09 AM

    Boa tarde, gostaria de saber se você trabalha com venda de cabaças, sou professor de capoeira e trabalho com a confecção de berimbau junto com crianças. Se você trabalha com venda por gentileza me passe o seu contato. Obrigado.

    • sitioearte said,

      12/06/2013 at 10:07 AM

      Olá amigo
      Obrigada pela visita
      Não comercializo cabaças. A produção é apenas para nosso artesanato.
      Forte abraço

  69. Irene Gamito said,

    21/10/2013 at 7:17 AM

    troco sementes de cabaça por sementes de lufa cilindrica

  70. 09/12/2013 at 5:47 AM

    preciso de sementes de cuias saco de touro , com urgência, porque quero ainda plantar esse ano.muito grata ironi . tambem semente casco grosso

  71. 09/12/2013 at 5:48 AM

    ironi.
    meu telefone 55-3221-4343
    55-9972-4544
    sentes de cuias para plantar esse ano ainda

  72. 12/01/2014 at 1:54 AM

    oi, existe cabaça com o talo de mais 1 metro? moro no rio grande do sul e busco uma cabaça com o talo grande.

  73. 13/01/2014 at 11:15 PM

    ola estou começando a trabalhar com cabaça.moro em curitiba p.r.e aqui é muito caro ,,eu tenho fac meu nome é sueli luvizotto voçe me acha no fac com esse nome


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: